domingo, 2 de agosto de 2009

O NOSSO LIVRO - POESIAS

ATENÇÃO ALUNOS:

COMENTEM ABAIXO , E FIQUEM LIVRE PARA ESCREVER POESIA(S). NADA DE CÓPIAS, SÓ PRÓPRIA AUTORIA.




"Versos só nossos,
só de nós os dois!..."
Por que me chega todo esse amor de um golpe quando me sinto triste e te sinto distante?

Temos perdido também este crepúsculo.ninguém nos viu nesta tarde com as mãos unidasenquanto a noite azul caía sobre este mundo.

Livro do meu amor, do teu amor, Livro do nosso amor, do nosso peito...
"Versos só nossos, só de nós os dois!..."

Livro do meu amor, do teu amor,

Livro do nosso amor, do nosso peito...

Abre-lhe as folhas devagar, com jeito,Como se fossem pétalas de flor.

Olha que eu outro já não sei compor

Mais santamente triste, mais perfeito

Não esfolhes os lírios com que é feito

Que outros não tenho em meu jardim de dor!Livro de mais ninguém!

Só meu! Só teu!

Num sorriso tu dizes e digo eu:Versos só nossos mas que lindos sois!

Ah, meu Amor!

Mas quanta, quanta gente

Dirá, fechando o livro docemente:


"Versos só nossos, só de nós os dois!..."


CREPÚSCULO - PABLO NERRUDA [O nosso livro - Florbela Espanca]

POEMA x POESIA


É bom ressaltar a diferença entre poema e poesia. Apesar de serem tratadas por muitos como sinônimos, o uso dos dois termos entre os estudiosos apresenta diferenças:


1.Poesia: Caráter do que emociona, toca a sensibilidade. Sugerir emoções por meio de uma linguagem.


2.Poema: obra em verso em que há poesia "Se o poema é um objeto empírico e se a poesia é uma substância imaterial, é que o primeiro tem uma existência concreta e a segunda não. Ou seja: o poema, depois de criado, existe per si, em si mesmo, ao alcance de qualquer leitor, mas a poesia só existe em outro ser: primariamente, naqueles onde ela se encrava e se manifesta de modo originário, oferecendo-se à percepção objetiva de qualquer indivíduo; secundariamente, no espírito do indivíduo que a capta desses seres e tenta (ou não) objetivá-la num poema; terciariamente, no próprio poema resultante desse trabalho objetivador do indivíduo-poeta."

O poema destaca-se imediatamente pelo modo como se dispõe na página. Cada verso tem um ritmo específico e ocupa uma linha. O conjunto de versos forma uma estrofe e a rima pode surgir no interior dessa estrofe. A organização do poema em versos pode ser considerada o traço distintivo mais claro entre o poema e a prosa (que é escrita em linhas contínuas, ininterruptas).


1 - Minidicionário Aurélio da Língua Portuguesa. RJ: Nova Fronteira, 1993. 2 - LYRA, Pedro. Conceito de Poesia. São Paulo: Ática, 1986.

Nenhum comentário:

Postar um comentário