quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DITADO DE CAÇA-PALAVRAS CANTADO - MAGISTÉRIO

OLÁ MENINAS! VEJA UMA BELA PROPOSTA DE AULA!

Por meio da música “Aquarela”, pretendia trabalhar as diversas hipóteses de escrita que há na sala com um ditado cantado. Além disso, pude utilizar a letra da música para trabalhar, inclusive a leitura (por meio de caça-palavras cantado) e interpretação.

Tema

Leitura e escrita na música “Aquarela”

Título

Ditado e caça-palavras cantado

Disciplina (s)

Alfabetização

Conceito (s) trabalhado (s)

Leitura
Escrita
Interpretação

Abrangência

Ensino Fundamental Ciclo I (1a a 4a série)
Tempo estimado para realização5 aulas
Esta produção trata-se de:
Uma experiência realizada na 1a série do Ensino Fundamental. A proposta era trabalhar interpretação, leitura e escrita de uma maneira divertida: por meio da música, ou seja, utilizando um outro recurso para diversificar e enriquecer a aula.

Cenário

Atividade realizada em uma escola estadual de ensino fundamental (PEB I – 1a a 4a série), localizada em Santo André, cuja clientela, em sua maioria, é pouco favorecida e tem pouco acesso à cultura.

Recursos Necessários

Papel sulfite;
Letra da música “Aquarela”;
Lápis de cor;
Aparelho de som;
CD com a música “Aquarela”.

Objetivos

Compreender a mensagem transmitida pela música;
Escutar a música “Aquarela” e localizar palavras;
Escrever palavras que fazem parte da música;
Ilustrar a música.

Justificativa

Os alunos estavam muito desinteressados, nem mesmo nas rodas de história eles se mostravam estimulados. Em função disso, utilizei a música “Aquarela”, que eles já estavam cantando toda quarta-feira, antes do horário da entrada, para propor atividades divertidas e por meio das quais trabalhassem leitura e escrita.

Desenvolvimento

1) Escutaram a música.
2) Cantaram juntamente com a música tocada e acompanharam a letra entregue pela professora, seguindo com o dedo (leitura com ajuste).
3) Em seguida, a cada estrofe a música era interrompida para que os alunos verbalizassem a respeito do que entenderam e sobre o que o autor queria transmitir com a letra.
4) Caça-palavras cantado: cada aluno com sua letra em mãos deveria seguir a música e prestar atenção, pois a professora interrompia em determinada palavra, a qual eles deveriam tentar localizar, pensando na letra inicial e final. Uma vez por dia eles recebiam dois ou três versos para realizar esta brincadeira de caça-palavras e, logo em seguida, ilustravam o que dizia na música, tentando representar a imagem visual da poesia (imagem escrita).
5) Ditado cantado: dividir os alunos em duplas, de forma que alunos com hipótese de escrita mais avançada, ajudem os outros, por exemplo:
Pré – silábico X silábico com valor
Silábico sem valor X silábico com valor
Silábico com valor (na vogal) X silábico com valor (na consoante)
Silábico com valor X silábico-alfabético
Silábico-alfabético X alfabético

Em seguida, entregar o alfabeto móvel para os alunos e colocar a música para tocar. Em determinado palavra, pausar o som. Então, os alunos, que deverão prestar atenção à última palavra cantada, antes da pausa, terão que escrever a mesma junto com o parceiro, cada um escolhendo uma letra por vez, até formar a palavra.

Comentário

Nas duas atividades é necessária a intervenção do professor, principalmente, na produção escrita das palavras, pois como os alunos estão em hipóteses de escrita diferentes, haverá um pouco de discussão até que eles cheguem a um consenso.

Avaliação

Os alunos serão avaliados em 3 etapas:
Interpretação: quanto à participação nos debates e coerências nas idéias com relação à letra da música;
Escrita: quanto à participação na parceria e letras escohidas (se estão de acordo com as letras da palavra que está sendo escrita);Leitura: quanto à busca das palavras na letra da música, levando em conta a letra inicial e final das palavras e, quando necessário, na comparação de palavras que comecem e terminem iguais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário