quarta-feira, 26 de agosto de 2009

DÊ ASAS À MUSICALIZAÇÃO!

O projeto visava ao trabalho musical com alunos de Educação Infantil, como uma forma de desenvolver concentração e disciplina, utilizando-se o gravador como um recurso para que os alunos apreciassem e criticassem as próprias produções, com o objetivo de gravar um CD a partir destas gravações.

Tema

Iniciação musical na Educação Infantil

Título

“Dê asas à musicalização!”

Disciplina (s)

Música
Interdisciplinaridade: Matemática e Alfabetização

Conceito (s) trabalhado (s):

Arte e cultura;
As propriedades do som;
Ritmo;
Bandinha (instrumentos de percussão);
Linguagem oral e linguagem escrita;

Abrangência

Alunos da Educação Infantil (3 a 6 anos), podendo ser ampliado para alunos de Fundamental I (1a a 4a série), nas aulas de Artes.

Esta produção trata-se de:
Uma Experiência realizada durante todo o ano letivo de 2006, em forma de projeto, cuja proposta era a iniciação musical na Educação Infantil, com a utilização do gravador como elemento educacional, a fim de que os alunos desenvolvessem o senso crítico em relação ao próprio trabalho.

Cenário

O projeto foi realizado com alunos do 1o estágio da Educação Infantil (3 e 4 anos de idade) de uma escola pública (municipal), localizada na região do Heliópolis, em São Paulo.

Recursos Necessários

Aparelho de DVD e DVDS diversos;
Instrumentos musicais;
Aparelho de som;
CDs com cantigas infantis, de roda, músicas folclóricas, Palavra Cantada, Castelo Ratimbum, Rock, Black Music, Vanerão, Forró, música erudita, entre outros ritmos;
Computador (para a confecção do clipe com as atividades realizadas durante o projeto);
Gravador;
Sulfite;
Lápis de cor, giz de cera, canetinha;

Objetivo Geral:

Apreciar diferentes estilos musicais, a fim de propiciar a integração entre os alunos, desenvolvendo sua capacidade artística.

Objetivos Específicos:

Apreciar e ouvir vários estilos musicais;
Identificar, manusear e tocar diferentes instrumentos;
Identificar e distinguir os diferentes sons de acordo com intensidade, altura,duração e timbre;
Desenvolver a noção de tempo e ritmo musical;
Registrar graficamente o som: passagem do som para a linguagem escrita;
Cantar, tocar e se expressar de diferentes formas com o uso de diversas músicas e ritmos musicais;
Utilizar a música como um novo tipo de comunicação e expressão;
Identificar e distinguir diferentes estilos musicais;
Criticar as produções, por meio da gravação.

Justificativa

O projeto “Dê asas à musicalização” nasceu da necessidade de levantar a auto-estima de nossas crianças que socialmente têm uma vida difícil. A indisciplina era uma constante em nossas salas de aula, a agressividade e falta de valores nos preocupavam muito. Nosso desafio começou... E a música foi nosso carro forte junto a essa problemática, além de mágicas, teatros de fantoches, dramatizações e brincadeiras . Por meio do nosso projeto queríamos fazer com que a escola fosse uma aliada do entorno e principalmente das crianças, pois sabemos que a música contribui para a integração e desenvolvimento da autonomia de nossos alunos, além de desenvolver o senso crítico.

Desenvolvimento

Desenvolveremos um trabalho, primeiramente, com cantigas de roda e gradativamente, introduzimos outros ritmos musicais como: música erudita, rock, country, sertanejo, samba, entre outros. Explicamos que música é a arte de organizar e combinar sons. Som é uma vibração acústica que se propaga por meio de ondas sonoras.
Ouvir e apreciar a música.
No primeiro momento, as crianças cantaram as músicas e, por meio disso, inconscientemente, já estavam assimilando o ritmo musical, colocando gestos que devem ser usados no tempo certo.
Logo após esta etapa, o trabalho foi dividido em duas vertentes: iniciação à teoria musical e bandinha; contudo, foram realizados paralelamente.
Introduzimos o trabalho com bandinha musical, com a apresentação e manuseio dos instrumentos de percussão, sopro e corda.
· Primeiramente para que ficasse mais divertido e cativante nosso trabalho com música, começamos apresentando os instrumentos musicais com mágica. Uma arte que as crianças adoram e nos ajuda a desenvolver nosso trabalho em qualquer área do conhecimento. Apresentamos para eles um livro, aparentemente em branco e conforme a varinha mágica toca no livro as figuras dos instrumentos musicais aparecem, só que em preto e branco. Com outro toque de mágica, as figuras ficam coloridas. Há instrumentos de sopro, corda e percussão. É explicado e mostrado cada figura dos instrumentos que aparecem no livro.
· Feita a introdução com o livrinho mágico, apresentamos às crianças um teatro de fantoches, onde o boneco Murilo tem um baú cheio de instrumentos musicais: de sopro, corda e percussão e junto com as professoras foi mostrando e ensinando como se toca cada um deles. Os passos seguintes foram:
Expor todos os instrumentos disponíveis para as crianças manuseassem da forma que achassem adequadas, para sentirem como funciona e percebecem assim os diferentes sons;
Introduzir um instrumento por vez: escolher uma música para trabalhar com o côco;
Uma nova música para trabalhar com o chocalho; Os dois instrumentos de uma vez só. Dividir a sala em dois grupos para ambos usarem os dois tipos de instrumentos. Alternar os dois durante a música;
Introduzir os outros instrumentos um de cada vez (por aula): reco-reco, pau de rumba, tambor, pandeiro, agogô, triângulo e campanela.

Desta forma, todos os alunos entraram em contato com todos os instrumentos de percussão e formamos a bandinha da sala. Foram utilizadas diferentes músicas infantis e que faziam parte do repertório das crianças.

No segundo semestre do ano letivo, os alunos treinaram algumas músicas, escolhidas por eles mesmos, para que fossem gravadas num gravador (que utiliza fita), para que desenvolvêssemos a autocrítica sobre o trabalho que eles estavam realizando: o que estava bom, o que precisava melhorar, trocas de músicas etc.

Paralelamente à bandinha musical, desenvolvemos um trabalho de iniciação à teoria musical com as crianças. Ele seguiu as seguintes etapas:
Pedir que os alunos deitassem m nos colchões e escutassem os ruídos e sons que o ambiente produz .Som e silêncio; Logo depois deviam produzir sons somente usando o corpo (mãos, pés, boca, dedos, etc.);
Produzir sons usando corpo e ambiente ao mesmo tempo (bater os pés no chão, as mãos na mesa, mas sempre deve vir a resposta do aluno);
Contos sonoros;
Jogos que estimulam a audição:
- Jogo do “Caçador”: uma criança é escolhida para sair da sala e não pode saber o que está acontecendo dentro dela. Outra criança é escolhida para ser o gato. Quando o caçador é chamado, canta-se a seguinte música: “Senhor caçador, preste atenção, quando o gato miar, vai ter que acertar. Mia gato!”. Então, o gato mia e o caçador deve acertar qual a criança desempenhava o papel de gato;
- Jogo da Caixa Surpresa: uma vez por semana, esconder um objeto que produza algum tipo de som dentro de uma caixa. Vendar os olhos dos alunos (um aluno por vez), para que eles descubram qual o objeto, primeiro pelo tato, depois pela audição.
Desenhar um círculo no chão. Os alunos têm que andar em cima do círculo, de acordo com o ritmo da música. Não podem sair de cima da linha. Iniciamos com a música “Marcha Soldado”, que é do conhecimento de todos os alunos. Enquanto a música toca no CD ou acompanhada pelo violão, eles deviam andar em cima da linha. Depois, eles deviam andar e acompanhar a música, cantando;
Apresentados os três tipos de instrumentos: sopro, corda e percussão é hora de distinguir que instrumento está tocando;

Música “Passarinho, que som é esse?”, do CD Castelo Ratimbum: os alunos escutaram a música e tiveram que distinguir os sons de diferentes instrumentos musicais;
Confecção de instrumentos musicais com sucatas.
Além disso, houve o trabalho com as propriedades do som: altura, intensidade, duração e timbre:
Altura: (que divide os sons em graves, médios e agudos): os alunos cantaram uma música mais fina (som agudo) e mais grossa (som grave). Desta forma, foi introduzida a teoria. Logo após, eles escutaram diferentes tipos de músicas e tiveram que identificar em qual delas o som era grave e em qual, agudo, por meio de desenhos em que identificassem cada tipo de som com uma cor diferente;
Intensidade: (que é a graduação do volume sonoro):
- primeiramente cantaram uma música baixinho, depois mais alto. Quando eles assimilaram a idéia da intensidade do som, foi introduzida a música erudita, por meio da qual eles puderam identificar bem esta diferença;
- Foi colocada a Suíte nº 2: Habanera (Acto I), que tem esta variação de altura bem nítida. Primeiro eles escutaram a música e depois tiveram que usar duas cores diferentes para cada intensidade durante a música (azul para baixo e vermelho para alto). Ao final da atividade, aconteceu um debate sobre qual som prevaleceu durante a música;
- Outros artistas foram introduzidos: Vivaldi, Chopin, Beethoven, entre outros. Foram desenvolvidas atividades diversas com a música clássica: desenhar o que sentiu, desenhar enquanto escuta a música e comparar o resultado por meio de um debate, movimentar-se no ritmo da música.

Duração: nesta característica do som os alunos tiveram que identificar a duração de cada tipo de som. Foi colocada a música “Fadas e Robôs”, que só possui sons. A sala foi dividida em dois grupos: os das fadas e os dos robôs. Cada grupo teve um movimento a ser imitado. Ao iniciar a música todos se movimentam ao mesmo tempo imitando a sua personagem, no ritmo correto. Logo depois, as fadas se movimentaram só quando foi o som apropriado delas e os robôs no tempo deles. Além desta atividade, escutaram diferentes ritmos musicais e, em uma folha, os alunos representaram a duração do som por meio de traços.

Timbre: cada instrumento produz um som diferente, por exemplo, o violão tem um som diferente do violino, a flauta é diferente da gaita e assim por diante. Ao escutarem uma música ou assistirem a um show, os alunos identificaram os instrumentos que apareciam, a fim de diferenciar os diversos instrumentos e estilos musicais.
Além disso, assistiram ao vídeo do grupo “Palavra Cantada” para observar os instrumentos que eles utilizam para produzir diversos sons. Outros trechos de shows foram apresentados para que eles diferenciassem os instrumentos que são utilizados em diferentes ritmos musicais, de forma que, ao ouvirem um tipo, conseguissem identificá-lo.
Junto a este trabalho, nas aulas de informática, que acontecem semanalmente, eles entraram em contato com jogos, por meio dos quais podiam diferenciar os sons dos diferentes instrumentos e o tipo (corda, sopro, percussão), como jogo da memória, dominó, clicar no instrumento correto, entre outros.

Músicas enigmáticas: As crianças cantaram as músicas observando desenhos que lembravam parte da música.

Interdisciplinadiedade: utilizamos as letras das músicas para que as crianças, mesmo sem saber, lessem, acompanhando com o dedinho (leitura com ajuste), como uma forma de se sentirem seguras e felizes por poderem ler “com o uso da mémoria” o que ali estava escrito. Também, por meio das letras das músicas, as crianças entraram em contato com a linguagem escrita, primeiramente identificando as letras de seu nome e dos colegas. Foram, aos poucos avançando em suas hipóteses de escrita e brincando, cantando e tocando elas tiveram um interesse muito maior em aprender.

Temas transversais, como amor, amizade, respeito, carinho, higiene entre outros, também foram tratados de uma forma alegre e descontraída; afinal, música alimenta a alma e eleva o espírito.
Na matemática a música também esteve presente: quando marcamos um ritmo, temos que saber quantidade para tocarmos. Além disso, há varias letras de músicas que nos ajudaram a facilitar a aprendizagem de números, quantidade, classificação e seriação.

Comentário

Como produto final, gravamos um CD com as músicas escolhidas, cantadas e tocadas pelos alunos e que foram gravadas, primeiramente em fita e depois passadas para CD.
Apresentações das crianças no teatro do CEU para a comunidade.
Confecção de um clipe no programa Windows Movie Maker, com a seleção das principais atividades, imagens e vídeos dos alunos durante as mesmas.

Avaliação:

Os alunos foram avaliados quanto a participação nas aulas, envolvimento e integração com os outros alunos tanto na bandinha musical, como nas outras atividades. Além disso, avaliamos o desenvolvimento das atividades de registro sobre a teoria musical.

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