quinta-feira, 30 de julho de 2009

DISSERTAR - 3ºs CIENTÍFICOS

O professor João Maria analisa texto de Ruy Castro publicado na Folha de S. Paulo


"Ronda" às três da manhãRIO DE JANEIRO - O Ministério da Saúde descobriu que 27% dos brasileiros do sexo masculino tomam mais de cinco doses de bebida alcoólica por dia. A média "normal" em outros países fica entre 10% e 15%. Por que essa diferença? Porque, massacrado pela propaganda na televisão, o brasileiro é estimulado a beber o dia inteiro.
Bebendo, você nunca está sozinho. Há sempre uma gostosa de olho no seu copo. O problema é que você tem de disputá-la com os outros 30 marmanjos bebendo na sua mesa. Todos, por sinal, vendendo saúde, disposição e, contrariando uma das "normas" do Conar, juventude -nenhum deles aparenta nem perto de 25 anos.
O máximo do escárnio aconteceu há pouco, quando um dos patrocinadores oficiais do Pan-Americano foi uma nova cerveja, de nome e apelo decididamente infanto-juvenis. Seria interessante saber se os atletas que eram vistos competindo atingiriam aquelas marcas se tomassem a gororoba com a assiduidade com que ela era apregoada no vídeo -várias vezes por hora.
Outra pesquisa recente revelou que os jovens brasileiros estão bebendo cada vez mais cedo -neste momento, aos 13 anos. Nada de surpreendente nisso, já que a publicidade de cerveja (que representa 61% do consumo de bebidas alcoólicas no país) é toda feita para eles. Nenhum comercial perde tempo mostrando uma roda de homens maduros e mulheres de olheiras se encharcando e engrolando "Ronda" num botequim às três da manhã, como acontece na vida real.
A juventude e a TV brasileiras ficarão mais saudáveis se o governo banir do vídeo, pelo menos das 8h às 20h, a mentira de que cervejas, vinhos, "ices" e "coolers", por conterem "pouco álcool", são inofensivos. A diminuição nos índices de acidentes de trânsito e de violência sexual e doméstica dirá melhor.
Ruy Castro. Folha de S. Paulo, Opinião, 27 de agosto de 2007 Introdução (Tese)Porque, massacrado pela propaganda na televisão, o brasileiro é estimulado a beber o dia inteiro.
Desenvolvimento (Argumentação)

2º. parágrafo
Bebida está acompanhada de companhia e exibicionismo. Tudo de que muitos jovens precisam.

3º. parágrafo
“O máximo do escárnio aconteceu há pouco, quando um dos patrocinadores oficiais do Pan-Americano foi uma nova cerveja, de nome e apelo decididamente infanto-juvenis.” Þ confirmação de que a propaganda influencia o jovem; embora a cerveja não se relacione à saúde ou combine com esporte, patrocinou um evento esportivo.o “Seria interessante saber se os atletas que eram vistos competindo atingiriam aquelas marcas se tomassem a gororoba com a assiduidade com que ela era apregoada no vídeo -várias vezes por hora.” Þ a propaganda usa da repetição, para atrair público e consolidar o produto.Þ o autor usa de interrogativa indireta retórica.

4º parágrafo
“Outra pesquisa recente revelou que os jovens brasileiros estão bebendo cada vez mais cedo -neste momento, aos 13 anos.” frase-guia para desencadear a idéia que ratifica o consumo de pessoas cada vez mais jovens e de que a propaganda vale-se de “um mundo irreal”.
referência à música “Ronda”, de Paulo Vanzolini.

Conclusão

“A juventude e a TV brasileiras ficarão mais saudáveis se o governo banir do vídeo, pelo menos das 8h às 20h, a mentira de que cervejas, vinhos, "ices" e "coolers", por conterem "pouco álcool", são inofensivos.”
apresenta uma solução.
sugere que os acidentes e a violência doméstica, duas chagas modernas, diminuirão.

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