terça-feira, 1 de setembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DA ESCRITA CORRETA

Escrever bem é, para muitos, uma tarefa difícil. Na hora de fazer uma redação às vezes fica complicado colocar idéias no papel de forma clara. “A maioria das escolas não dá ênfase à argumentação no texto, focando a atenção excessivamente na forma e deixando de lado o conteúdo. Com isso, o aluno perde fantasia e sonhos na hora de fazer uma redação”, diz o psicopedagogo Marcos Meier.
O primeiro passo para escrever bem é aprender a criar algo que dialogue com o dia-a-dia, modifique o ambiente. “Com as turmas pequenas, costumamos fazer isso. Se eles querem mais um ventilador em sala, por exemplo, a professora elabora com eles um bilhete fazendo a solicitação. Quando o resultado aparece, eles percebem que aquele ato modificou o cotidiano”, exemplifica Meier. Outro fator que contribui para um texto de qualidade é a argumentação das idéias. “A crítica tem que aparecer. Se a escola não incentiva a criatividade, ela cria reprodutores de textos, que geralmente escrevem ‘quadrado’, ou seja, textos iguais aos de todos. O texto fica perfeito na técnica, com construção correta e sem erros gramaticais, mas pobre em conteúdo”, ressalta.

Um mito que precisa ser derrubado é o de que quem lê escreve bem. “As funções cognitivas da leitura e da escrita são diferentes. A leitura utiliza a decodificação, transforma o código escrito em fala e idéias. Já na escrita, transforma-se idéias em códigos. É claro que uma ajuda e complementa a outra, mas a relação não é imediata. Ler é importantíssimo para uma formação crítica e para adquirir novas idéias e conhecimentos”, explica Meier.

A prática é a melhor forma de aprender a construir bons textos. “Para escrever bem é necessário conhecer vários gêneros textuais, como comentário, notícia, bilhete, artigo. Tudo precisa ser treinado”, orienta Reescrever coletivamente ajuda no aprendizado e na construção de redações criativas. “Fazemos isso no colégio, pois cada um tem seu estilo de escrita. Com a contribuição de cada aluno, no final, aparecem textos bem interessantes”, conta Meier.

Para desenvolver bons textos, o Professor de Literatura e Língua Portuguesa Cláudio Parise, diz que é necessário estar atento para o que acontece no mundo. “Estar por dentro dos acontecimentos, freqüentar cinemas, teatro, enfim, participar do mundo da comunicação contribui para adquirir mais conhecimentos e refletir sobre os que já possuímos”.

O professor sugere algumas dicas que ajudam na hora de elaborar um texto:

- Escrever bem não significa escrever “difícil”. Use uma linguagem comum sem ofender a norma culta;
- Leia jornais e fique atento aos assuntos em destaque na mídia;
- Nunca usar o “achismo”. Apresente argumentos, evite chavões e lugares-comuns;
- Em hipótese nenhuma utilize gírias, palavrões e abreviações típicas do internetês como ‘vc’, por exemplo;
-Não se deixe levar pela emoção no texto. Impressione o leitor com argumentos convincentes e não com comoções apelativas;
- Citações de outros autores podem ser interessantes, desde que utilizadas com propriedade e conhecimento de causa. O abuso desta sistemática pode conotar a idéia de que quem escreve o texto não tem muita criatividade, e que se utiliza desta tática justamente para dar a falsa impressão que possui uma vasta cultura e conhecimento diversificado sobre “máximas” de autores famosos;
- A prática constante é a melhor forma de melhorar o texto. Por isso, é importante escrever sempre;

- Vestibulandos devem escrever uma redação por semana.

21 comentários:

  1. Bom! mostra a responsabilidade que vamos ter para fazer uma redação no vestibular, ou seja, mostra em nossa redação todo o nosso conhecimento que tivemos com a língua portuguesa.

    Pamela Michaele Block 3º06

    ResponderExcluir
  2. O texto foi muito bem feito, e nos ajuda muito a formular uma redação ou um texto, com suas dicas. Jéssica da silva 3°06

    ResponderExcluir
  3. O texto sugeri que na sala de aula o professor explique sobre assusnto diversificados, nao sempre o mesmo assunto o "rotineiro",assim o aluno tem mais opições de explorar seus conhecimentos.
    Barbara Liana Decker
    série 3º06

    ResponderExcluir
  4. Se você escreve tudo certo num texto, quem lê consegue interpretar e entender muito facil o que você quer dizer,
    mas se você não consegue fazer uma escrita correta fica difícil de entender, e também acho que o seu dialeto muda bastante e pra melhor!

    Jean Pablo Berri

    ResponderExcluir
  5. Como todos já sabem a nova ortografia é muito importante,pois cada acentuação modifica todo o sentido da palavra.

    Jóice Jacimara Colzani 3º06

    ResponderExcluir
  6. Realmente as pessoas deveriam prestar mais atenção no que escrevem, consultar as gramáticas,livros,revistas e etc.
    Basta querer aprender para conseguirmos alcançar um futuro brilhante.

    ResponderExcluir
  7. é importe que nós aprendessemos a escrever correto, pois um dia nós prescisaremos fazer algum teste ou exame e prescisaremos escrever certo!

    Ana Paula dos Santos Lima

    ResponderExcluir
  8. Ricardo Raul Sant'Ana 3º 06


    O texto que eu li explica a diferença entre escrever
    certo e escrever "bem" como a maioria de nós aprendemos na escola,nos ensinaram a escrever um texto da forma correta mais sem criatividade acabando fazendo textos todos iguais e quadrados como o texto cita.

    Na minha opinião um bom texto com dicas muito boas.

    ResponderExcluir
  9. janine:

    ótimo conteudo.como dizem ;a prática leva a perfeição e estar por dentro de varios conteudos
    diferentes melhoram a nosso ortográfia
    nem sempre saber ler quer dizer que se sabe escrever
    adorei :D

    ResponderExcluir
  10. O texto foi bem elaborado, ensina bem o aluno a fazer uma boa redação, e esclareceu algumas duvidas referentes á isso. Diogo de Pinho 3°06

    ResponderExcluir
  11. bom adoreii pois nos ajuda a formular uma redação com as dicas postas e nos mostra como é importante saber escrever bem, como dis:"Escrever bem não significa escrever “difícil”.

    parabéns theacher ♥:)

    ResponderExcluir
  12. Eu concordo claramente com o que esta escrito no texto...pois precisamos entender o que escrevemos para que os outros que vão ler possa entender também...e obviamente escrever corretamente as palavras, e com seus devidos acentos...

    "O sucesso é um professor perverso. Ele seduz as pessoas inteligentes e as faz pensar que jamais vão cair."

    aluna:karine schulze 3°06

    ResponderExcluir
  13. O texto diz tudo, precisamos estar por dentro do assunto para elaborar um ótimo texto e nem sempre quem lê bem, escreve certo, e do que adianta escrever difícil e não ter sentido ?
    Adorei o texto!

    Aluna: Fernanda Clélia Frainer 3º06

    ResponderExcluir
  14. É muito importante saber escrever correto, pois é uma coisa que vamos usar para o resto da vida. Concordo com tudo o que diz o texto e as dicas são ótimas .

    Aluno: Kelvin Elton dos Santos 3º06

    ResponderExcluir
  15. É, nós tentamos fazer as redações do jeito mais fácil de se entender. Mas na maioria das vezes escrevemos so por escrever. Por isso precisamos entender o assunto para elaborar uma boa redação.
    Fabrício 3º06

    ResponderExcluir
  16. Bom , texto fala da importancia de nos termos uma boa escrita.










    Diego Hinsching

    ResponderExcluir
  17. BOm,O assunto é muito importante para nós,esse site pode nos ajudar a estudar,para ser mais facil aprender a escrever certo.=)

    Aline ferreira da silva 3°06

    ResponderExcluir
  18. Alecio Reiter 3° 06
    Bom, na nova ortografia as palavras se unificam, pois poucas palavras podem expressar muito.

    ResponderExcluir
  19. Escrever bem não é difícil, mas para muitas pessoas realmente é um bicho de sete cabeças então a prática é o melhor jeito de melhorar um texto, fazer uma redação mostra todo o nosso conhecimento

    Aluno: Darcio Negherbon
    Série: 3ª 06

    ResponderExcluir
  20. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  21. O texto nos mostra claramente as melhores formas para fazer um bom texto, e ótimas dicas para quem vai fazer o vestibular e o ENEM.
    'a prática constante é melhor forma de melhorar um texto'
    Ana Paula Bechtold 3º06

    ResponderExcluir